ADMINISTRAÇÃO

Titulação: Bacharel

Duração: 4 Anos    Lançamento: 2015    Período: Noturno 

Reconhecimento: Portaria Mec nº 380 D.O.U , de 27 de maio de 2015.

SOBRE O CURSO

Em decorrência das orientações emanadas das Diretrizes Curriculares Nacionais, a matriz curricular e seus conteúdos programáticos possibilitam, por meio da integração disciplinar, colocar o estudante diante de sua realidade local/regional/nacional, através do estudo da formação econômica, política, cultural e social, a melhor compreensão dos fenômenos da administração de empresas.

O curso de Administração da FACCREI, tem por finalidade o desenvolvimento humano, profissional e social, através da educação, criação, pesquisa, produção e disseminação do saber científico, filosófico, cultural e tecnológico para a construção de uma sociedade com justiça social com ética e responsabilidade na formação de administradores para serem diferenciais no mercado de trabalho, em observância às características sócio econômicas da realidade regional/nacional, atendendo às necessidades educacionais e profissionais, além de se orientar pelas Diretrizes Curriculares Nacionais específicas da Administração, conforme pode ser visto nas competências e habilidades do curso.

OBJETIVOS

– Compreender a dinâmica das organizações, suas estruturas e peculiaridades;

– Utilizar com efetividade os recursos humanos, físicos, financeiros e tecnológicos para o alcance de metas e objetivos;

– Elaborar o planejamento e desenvolver planos de ação estratégicos e táticos alinhados com a missão e visão das organizações;

– Atuar de forma empreendedora, como agente de mudanças, viabilizando a geração e consolidação de novos negócios;

– Realizar diagnostico e propor estratégias de ação para o alcance dos objetivos e resultados do negócio;

– Exercer suas funções gerenciais, tendo como premissas a sustentabilidade e perenidade do negócio, com responsabilidade sócio ambiental;

– Compreender as organizações de forma sistêmica permitindo maior assertividade na tomada de decisão;

– Atuar de forma ética em um ambiente de competitividade, sustentabilidade e internacionalização do mercado;

– Desenvolver e gerenciar projetos;

– Analisar o desempenho organizacional, estimulando programas de auto avaliação, recomendando soluções alternativas, criativas e inovadoras às organizações;

– Utilizar recursos tecnológicos, financeiros, humanos e organizacionais, em prol de melhores índices de eficiência, eficácia e efetividade organizacional.

ATIVIDADES DO CURSO

  • Aulas teóricas
  • Pesquisas
  • Iniciação Científica
  • Trabalhos práticos (Empresa Júnior)
  • Seminários
  • Visitas Técnicas
  • Estágios Não Obrigatórios

VOCÊ SABIA?

Administrar é estruturar organizações capazes de garantir a concretização dos objetivos estratégicos, sejam quais forem as barreiras externas ou a restrições internas a serem vencidas. (OLIVEIRA, 2010). Historicamente, o ensino de Administração no Brasil passou por dois momentos marcados pelos currículos mínimos aprovados em 1966 e 1993, culminando com a apresentação da proposta de diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Administração elaboradas pelos autores em 1998, quando eram membros da Comissão de Especialistas de Ensino de Administração da SESU/MEC.

A lei federal 4.769, de 9 de setembro de 1965, propiciou o reconhecimento oficial da categoria profissional e também da ciência da Administração, ao definir o Administrador como um profissional habilitado legalmente pelo diploma no curso superior de Técnico de Administração. Ao mesmo tempo, determinou a criação de um Conselho Federal, bem como de instâncias regionais, para registrar e fiscalizar o exercício da profissão. Posteriormente, a Lei nº 7.321, de 13 de junho de 1985, mudou o termo Técnico de Administração para Administrador.

Em termos de razões que justificam a demanda do curso de Administração na FACCREI, destacamos:

  • A demanda de mercado;
  • Atenção as questões ambientais e sociais;
  • Curso necessário;
  • Interdisciplinaridade entre as áreas (humanista e técnica);
  • Ambiente de preparação de recursos humanos para administrar e gerir empresas e empreendimento.

Administração traz um leque de opções para os seus profissionais, com áreas completamente diversificadas, que podem ser realizadas em várias empresas, inclusive na forma autônoma.

Administração de Operações e Produções
Essa área tem como grande objetivo trazer qualidade e eficácia nas produções de uma empresa. Esse profissional atua em médias e grandes organizações com a intenção de manter ou melhorar os resultados.

Administração Financeira
O administrador financeiro vai organizar os números da empresa. Ele gerencia os recursos disponíveis e realiza planejamentos estratégicos, além de analisar todo o capital e câmbio.

Administração Estratégica
Esse segmento requer muita dedicação, pois lida diretamente com o crescimento da empresa, traçando planos de ação para a melhora da instituição. Os planos devem ser bem detalhados e podem envolver projetos de melhoria da responsabilidade social, ética empresarial e governança corporativa.

Administrador Consultor
O administrador que trabalha com consultoria analisa os processos que já estão em andamento na instituição e sugere melhorias, se houver, para o seu crescimento. Esse profissional pode atuar como consultor externo (prestador de serviço) ou consultor interno (contratado pela empresa).

Logística
Este profissional está apto para trabalhar com a logística da empresa. Ele poderá atuar com a organização do transporte para a distribuição das mercadorias, além de outros setores relacionados à logística da instituição.

Administração de Recursos Humanos
O administrador de recursos humanos trabalha com contratação e demissão de pessoal, organiza toda a parte salarial dos funcionários e planeja os seus planos de carreira.
Na maioria das grandes instituições esses profissionais são responsáveis por promover treinamentos e capacitações.

Por ser um curso bastante amplo, esta área possibilita que o estudante atue em diversas áreas, como:

Marketing
Atuando na melhoria das vendas da marca ou de algum produto específico, realizando pesquisas de mercado, ações e campanhas publicitárias.

Relacionamento com o Cliente
O administrador que atua na área de relacionamento com o cliente têm como propósito estreitar os laços entre a empresa e seus consumidores. Para isso ele promoverá ações, dará suporte total ao clientes, irá agendar visitas, entre outras funções.

Espera-se que o profissional em Administração, esteja apto a atuar em organizações de caráter público e especialmente em organizações privadas dos mais variados portes e ramos das atividades empresariais seja: comércio, indústria, prestação de serviços ou agronegócio em posições que contemple áreas funcionais da Administração ou como gestores, ou ainda, esteja preparado para atuar de forma empreendedora em negócios próprios, algo tão atual a realidade econômica presente.

Esteja apto para compreender os indivíduos, as situações e as relações deste com a sociedade e as organizações no mundo contemporâneo, propondo estratégias e soluções para os diversos desafios no campo econômico, ambiental, social, agrícola, mercadológico, comportamental e de outras naturezas existentes, pautados por valores éticos, criativos, expressivos, reflexivos e contínuos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O perfil profissional do egresso que se espera para o curso de Administração tem como base as Diretrizes Curriculares Nacionais (Res. Nº 4/2005, art. 3º e 4º) como perfil desejado do formando, capacitação e aptidão para compreender as questões científicas, técnicas, sociais e econômicas da produção e de seu gerenciamento, observados níveis graduais do processo de tomada de decisão, bem como para desenvolver gerenciamento qualitativo e adequado, revelando a assimilação de novas informações e apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, nos vários segmentos do campo de atuação do administrador.

– Prof.ª. Ma. Josiane Luiz

– Graduação em Economia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP.

– Especialização em Controladoria, Auditoria e Gestão Financeira, pelo Instituto Educacional de Pesquisa e Extensão – IEPE.

– Mestrado profissional em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

É Coordenadora da Unidade de Controle Interno da Prefeitura Municipal de Nova América da Colina e tem experiência na área Econômica voltada a Administração Pública, bem como o exercício das funções financeiras da Economia.

Atualmente coordenadora do curso de Administração e de Ciências Contábeis da Faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio.

TEM INTERESSE NESSE CURSO?

PREENCHA COM SEUS DADOS QUE ENTRAREMOS EM CONTATO

CORPO DOCENTE

Ademir Tenereli

Mestre

Agnaldo Nunes

Especialista

Denise de Oliveira

Mestre

Islei José Gonçalves

Especialista

Josiane Luiz

Mestra e Coordenadora do Curso

Lucia Ancelmo

Mestra

Juliana Ferri

Mestra

Fechar Menu