DIREITO

Titulação: Bacharel

Duração: 5 Anos    Lançamento: 2002   Período: Noturno 

Reconhecimento: Renovação de Reconhecimento: Portaria MEC nº 267, de 04 de Abril de 2017.

SOBRE O CURSO

O Curso de Direito é voltado para o desenvolvimento de habilidades e competências envolvendo a articulação entre distintas formas do saber jurídico, da reflexão teórica às soluções práticas, com ênfase para a efetivação de direitos e o aprimoramento dos sistemas de justiça.

O curso busca contemplar em suas disciplinas obrigatórias as tradicionais áreas jurídicas e volta-se a conteúdos vinculados com preocupações ambientais e sociais, de forma a contribuir para a formação de juristas comprometidos com o respeito e à garantia dos direitos humanos e o desenvolvimento da sociedade.

A FACCREI busca a integração indissociável das atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo assim, o ensino é direcionado a uma formação que destaca a interdisciplinaridade e a preocupação com as demandas regionais e nacionais, trabalhando a participação discente nas esferas de discussão em seus locais de atuação.

OBJETIVOS

– Formar profissionais altamente qualificados para enfrentar o mercado de trabalho, alavancando o crescimento econômico de Cornélio Procópio e região;

– Propiciar aos alunos, através de projetos de extensão e outros, uma atividade prática desde o início do curso, tais como palestras, seminários e congressos, uso da informática e novas tecnologias no aperfeiçoamento do aprendizado, estágio de prática forense no Núcleo de Prática Jurídica, possibilitando a inserção no mercado de trabalho de um profissional apto ao futuro exercício da advocacia e buscando atender aos anseios da sociedade;

– Oferecer condições para que os jovens locais e das cidades circunvizinhas possam ingressar em um curso superior sem que tenham de mudar o domicílio, e a um custo mensal menor, evitando deslocamentos para os grandes centros no Estado do Paraná, tais como Londrina, Maringá e a capital Curitiba, contribuindo, desta forma, para a consolidação da interiorização do ensino superior;

– Suprir a carência de mão-de-obra especializada na área do direito, especialmente na prestação de serviços à comunidade em geral, com enfoque na advocacia em geral, com possibilidade do direcionamento a outras carreiras jurídicas;

– Contribuir para a formação de futuros professores de Direito, após qualificação em cursos de pós-graduação quando concluído o curso superior;
Ser uma referência no ensino do Direito na região norte do Estado.

– Incutir no profissional do Direito a consciência da cidadania e a manifestação de sólidos princípios éticos em sua atuação no mercado, no trato com as populações receptoras e com relação ao respeito às normas jurídicas, a liberdade e ao Estado Democrático de Direito.

ATIVIDADES DO CURSO

  • Atividades em grupo
  • Aulas teóricas e práticas
  • Pesquisas relacionadas ao Direito
  • Iniciação cientifica
  • Atividades de extensão
  • Núcleo de Práticas Jurídicas
  • Visitas técnicas
  • Estágios

VOCÊ SABIA?

O ensino de direito no Brasil iniciou-se com a criação das escolas de direito de Olinda e de São Paulo, em 1827, com a promulgação da Lei de 11 de Agosto de 1827. Essa lei previa que os cursos seriam divididos em nove cadeiras (disciplinas), distribuídas ao longo de cinco anos. Por ser a introdução de um curso que não havia no Brasil, os materiais a serem utilizados também deveriam ser produzidos.

É um dos cursos mais antigos do Brasil, já que as primeiras faculdades de Direito começaram a funcionar no início do século XIX, em 1827, e os locais escolhidos foram os estados de Pernambuco e São Paulo.

Além de atuar como advogado, você pode trabalhar como procurador, promotor de justiça, juiz, delegado de polícia e tabelião. Todas essas profissões exigem o diploma em Direito. No caso delas não é obrigatório fazer o exame da OAB, afinal, ele é essencial apenas se você quiser advogar.

O Direito é uma área bastante ampla, que oferece diversas opções de especialização. Além disso, com a popularização da internet e a chegada dos crimes cibernéticos, o campo ganhou novas áreas, que até então ninguém imaginava que poderiam existir.

Direito Civil
Esta é uma das áreas mais amplas do Direito! O profissional que opta por essa carreira cuida de interesses individuais referentes a propriedades e bens, questões familiares (divórcio e divisão de herança) e diversos outros tópicos.

Direito Ambiental
O advogado especialista nesta área trabalha com processos burocráticos relacionados a licenciamentos e infrações ambientais. Ele ainda atua em processos judiciais civis e criminais que envolvem questões relacionadas ao meio ambiente.

Direito Empresarial
Os advogados empresariais trabalham com a defesa dos interesses de empresários e sociedades privadas. Além disso, podem prestar assistência para a abertura e fechamento de empresas.

Direito da Tecnologia da Informação
Esta é uma área supernova, criada devido à inovação tecnológica do mundo moderno. O advogado que trabalha neste setor lida com processos que envolvem crimes virtuais.

Direito Consumidor
O profissional deste campo é aquele que batalha nos tribunais pelo direito dos consumidores. Ele deve ter o Código de Defesa do Consumidor na ponta da língua para atender aos cidadãos que se sentem lesados em relação a uma compra, por exemplo. Além disso, pode defender os interesses das empresas.

Direito Penal
Esta é uma das áreas mais tradicionais do Direito. Quem atua nesta área trabalha com questões que envolvem crimes e contravenções. O advogado penal prepara a defesa ou acusação de pessoas físicas e jurídicas diante de um de crime ou fraude.

Direito Trabalhista
O advogado trabalhista é muito requisitado no país, tanto por trabalhadores que se sentem lesados quanto por empregadores que desejam se livrar dos processos e pedidos de indenização de seus funcionários e ex-colaboradores. Ele ainda atua com processos relacionados à previdência social e questões sindicais.

Direito Tributário
O advogado tributarista trabalha com questões relacionadas a impostos e tributos. Ele faz o planejamento tributário de empresas e acompanha processos de execução fiscal, com o objetivo de proteger o patrimônio de seus clientes.

Área pública
Esta não é bem uma das áreas de atuação do Direito, pois quem escolhe ingressar no setor público nem sempre exerce a profissão. Na realidade, algumas carreiras públicas exigem o curso de Direito porque para que o profissional faça seu trabalho corretamente, ele precisa conhecer a fundo as leis que regem o país.

São muitas as carreiras públicas que exigem a faculdade de Direito, mas vamos citar apenas as principais:

Defensoria pública: o advogado público é aquele que defende cidadãos que não têm recursos para contratar um profissional e dar andamento em seu processo. Ele também atua como procurador, defendendo os interesses dos municípios, estados e da União.

Carreira policial: quem sonha em ser delegado precisa fazer o curso de Direito.

Magistratura: para seguir a carreira da magistratura precisa passar pela faculdade de Direito. Há concursos praticamente todos os anos, tanto para juízes estaduais quanto para federais.

Ministério Público: nesta área entram os promotores de justiça, que atuam na defesa de interesses da sociedade, fiscalizando o cumprimento de leis e promovendo ações perante ao juiz.

O profissional de Direito, atualmente, está inserido em todas as áreas de atividade humana, pois uma sociedade dinâmica e globalizada depende da ordem normativa garantida pelo Direito, instrumento apto, e essencial para que coexistam a harmonia e a justiça social.

Neste contexto se faz imprescindível a atuação de um profissional da carreira jurídica, que pode atuar na prática dos processos judiciais, seja como advogado, procurador ou juiz. O profissional poderá ainda exercer a atividade em empresas, públicas e privadas, e nas esferas dos poderes executivo e legislativo, concorrendo para a prevenção de conflitos, com habilidades desenvolvidas na negociação, orientação, consultas, assessorias, intervindo para que não ocorram infrações à lei e extenuantes demandas.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O perfil do Egresso de Direito que a Instituição pretende formar – voltado ao exercício da advocacia e profissões dela decorrentes, bem como na formação de futuros professores – deverá ser delineado por meio da identificação dos seguintes atributos indispensáveis na pessoa do futuro profissional as seguintes Competências e Habilidades

Comunicação e expressão: capacidade de estabelecer comunicação interpessoal, expressar-se corretamente e interpretar a realidade;

Raciocínio lógico, crítico e analítico: o graduando deverá ser capaz de expressar-se de modo crítico e criativo frente aos diferentes contextos organizacionais e sociais;

Visão sistêmica e estratégica: deverá demonstrar a compreensão do todo, de modo integrado e sistêmico, bem como suas relações com ambiente externo;

Criatividade e iniciativa: deverá ser capaz de inovar e demonstrar espírito crítico, formulando novas soluções aos conflitos de interesses, atendendo a sociedade em geral.

Negociação: deverá ser capaz de demonstrar atitudes flexíveis e de adaptação à terceiros e a situações diversas;

Tomada de decisão: deverá ser capaz de ordenar atividades e programas, assumir riscos e decidir entre alternativas;

Liderança: deverá ser capaz de influenciar o comportamento do grupo com empatia e equidade, visando interesses interpessoais e institucionais;

Trabalho em equipe: deverá ser capaz de atuar de forma interativa em prol de objetivos comuns, compreendendo a importância de ações coletivas.

Torna-se vital que o Bacharel em Direito da FACCREI desenvolva aptidões necessárias para atuar de forma significativa num mercado altamente competitivo voltado para a qualidade na prestação dos serviços.

– Prof Dr Almir Gallassi

– Graduação em Direito pela Universidade do Oeste Paulista, UNOESTE.

– Especialização em Direito Processual: Grandes Transformações, pela Universidade do Sul de Santa Catarina, UNISUL.

– Mestrado em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos (Conceito CAPES 4), pela Instituição Toledo de Ensino, ITE.

– Doutorado em Sistema Constitucional de Garantia de Direitos, pelo Centro Universitário de Bauru – ITE.

Atualmente coordenador do curso de Direito da Faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio e Pós-Doutorando em Direitos Humanos e Sociais pela Universidade de Salamanca.

TEM INTERESSE NESSE CURSO?

PREENCHA COM SEUS DADOS QUE ENTRAREMOS EM CONTATO

Adriano Bressan

Mestre

Almir Gallassi

Doutor e Coordenador do curso

Cassia Meneguce

Especialista

Leonardo Formaio

Mestre

Claudia Rodrigues

Especialista

Cristiane Fernandes

Mestre

Cyro José da Silva

Doutor

Denise de Oliveira

Mestre

Giovani Ferri

Especialista

Hélio Meneguce Jr

Especialista

João Lucas Terra

Mestre

Josiane Luiz

Mestra

Thiago Marinho

Especialista

Ricardo Haddad

Especialista

Wagner Sanches

Especialista

Fechar Menu