EDUCAÇÃO FÍSICA

Titulação: Bacharel

Duração: 4 Anos    Lançamento: 2018    Período: Noturno

Reconhecimento: Portaria MEC n° 1342, de 15 de dezembro de 2017

SOBRE O CURSO

A Faculdade Cristo Rei – FACCREI tem por finalidade o desenvolvimento humano, profissional e social, através da educação, extensão, pesquisa, produção e disseminação do saber científico, filosófico, artístico, cultural e tecnológico, contribuindo com a justiça social, democracia, cidadania, ética e com o aprimoramento da qualidade de vida.

O profissional da área de Educação Física tem por objetivo promover a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas.

Seu trabalho consiste em acompanhar e orientar as pessoas durante a prática de esportes ou exercícios físicos e seu público é bastante variado.

OBJETIVOS

– Divulgar conhecimentos culturais, científicos e técnicos;

– Estabelecer a unidade entre teoria e prática nos estudos realizados, 

– Procurando coerência entre os princípios dessa formação e o princípio de profissionalismo;

Promover a aquisição de conhecimentos e habilidades necessárias ao indivíduo para o exercício profissional;

– Propiciar o aprofundamento das áreas de conhecimento, interesse e aptidão do aluno, estimulando ao aperfeiçoamento contínuo;

– Incentivar o trabalho de pesquisa e promover a extensão;

– Propiciar conhecimento técnico-funcional aplicado às diferentes manifestações da cultura do movimento.

– Desenvolver valores éticos morais, estimulando o espírito de cooperação e ação participativa como elementos básicos do profissional, através das atividades de ensino, pesquisa e extensão;

– Desenvolver habilidades pessoais e atitudes necessárias à prática profissional;

– Enfocar as relações de trabalho em uma sociedade globalizada, com o objetivo de aprimorar a atuação do profissional nas diversas especialidades;

– Capacitar os egressos para ingressar em programas de pós-graduação lato senso e strictu senso.

ATIVIDADES DO CURSO

  • Aulas teóricas e práticas;
  • Pesquisas relacionadas à saúde e ao desempenho humano;
  • Iniciação Científica;
  • Grupos de Estudos;
  • Seminários e Trabalhos teórico/práticos
  • Visitas Técnicas
  • Estágios Obrigatórios
  • Estágios Não Obrigatórios

VOCÊ SABIA?

A Educação Física é uma das profissões que está em constante evolução. Nossa área atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, influenciando assim na qualidade de vida. O treinamento de atletas, de todas as categorias além de atuarmos também no lazer.

Nosso corpo docente é composto por profissionais reconhecidos na área da Educação Física e Ensino Superior e o mesmo é composto por 60% de Mestres e Doutores, destacando assim a importância que o curso dá à área de pesquisa, garantindo assim a qualidade na formação de nossos alunos.

A formação do Bacharel em Educação Física o capacita para atuar em inúmeras áreas. A busca pela saúde, principalmente em tempos de pandemia, tem valorizado ainda mais a ação deste profissional, haja vista que inúmeras reportagens têm divulgado os efeitos benéficos que o exercício físico proporciona para as pessoas. Neste ano a Educação Física passou a integrar a área da saúde também no Ministério do Trabalho.

Algumas possibilidades de atuação para quem se forma na área são:

Condicionamento físico
Propondo exercícios, como personal trainer ou instruindo grupos, em clubes, academias de ginásticas ou empresas.

Ensino
Lecionando nas escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Grupos especiais
Acompanhando e instruindo grupos de idosos, gestantes, pessoas com deficiência, cardíacos e outros doentes que se beneficiam de atividades físicas.

Performance
Instruindo indivíduos e equipes nos seus treinamentos para competições esportivas.

Recreação
Trabalhando em hotéis, spas, clubes, condomínios e navios com o entretenimento dos hóspedes, associados e turistas.

Recuperação pós-cirúrgica
Atuando na recuperação pós-operatória e manutenção dos resultados obtidos após as cirurgias plásticas através de exercícios adequados.

Turismo ecológico
Atuando junto com profissionais de Turismo para coordenar atividades ao ar livre como montanhismo, canoagem e exploração de cavernas.

O educador físico é preparado para intervir acadêmica e profissionalmente sobre as diferentes manifestações da cultura corporal na realidade social, nos mais diferentes campos de atuação profissional, nas área da Saúde, Esporte e Lazer, a fim de oportunizar a prática de atividade físicas, recreativas e esportivas, podendo facilitar, ainda, na perspectiva de saúde, a formação de pessoas que possam adotar um estilo fisicamente ativo e saudável de viver.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Profissional habilitado para elaborar diagnósticos, definir procedimentos, ministrar, orientar, desenvolver, identificar, planejar, coordenar, supervisionar, lecionar, assessorar, organizar, dirigir, avaliar, programar e executar projetos, nas áreas das atividades físicas, dos desportos e afins.

Para exercer suas funções profissionais na área da Educação Física, o graduado em Educação Física, deverá:

Ser profissional egresso de uma formação abrangente, com um forte embasamento crítico.

Ser um profissional consciente e competente, com visão crítica da história e das questões sociais brasileiras.

Ter condições de identificar o processo de crescimento e desenvolvimento do ser humano e sua relação com as questões de ensino-aprendizagem, numa perspectiva crítico-histórico, para efetivar propostas das atividades físicas e esportes onde estejam presentes os princípios de transformação e emancipação.

Dominar as dimensões política, epistemológica e profissional constantes de sua formação acadêmica, bem como ter competência técnica e habilidade necessária à elaboração, execução e avaliação de programas de atividades físicas adequadas aos vários segmentos da sociedade, bem como programar atividades esportivas educativas, lúdicas, de lazer e competitivas.

Ter condições para aquisição de conhecimentos, de hábitos de estudo e de pesquisa de forma sistemática.

Dominar os conteúdos históricos da área da Motricidade Humana, vinculados à tradicional Educação Física, a saber: jogo, esporte, ginástica, dança e lazer.

Desenvolver novas formas de pesquisa, ensino e extensão onde estejam presentes os conteúdos básicos da área da Motricidade Humana.

Reconhecer o homem como um ser que se movimenta intencionalmente em busca da sua autossuperação.

Prof. Especialista Edson Biage

Possui graduação em EDUCAÇÃO FÍSICA pela Faculdade Estadual de Educação Física e Fisioterapia de Jacarezinho (2006). Pós graduação em Educação Especial Inclusiva. Atualmente é docente da Faculdade Cristo Rei no curso de Educação Física bacharelado, Proprietário da Academia TRON, Acessor em atividade física no Aguativa Resort, Orientador de Atividades em Pilates SESC PR. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Pilates, dança, atividade física, educação física, bem estar e fitness.

TEM INTERESSE NESSE CURSO?

PREENCHA COM SEUS DADOS QUE ENTRAREMOS EM CONTATO

CORPO DOCENTE

Cristiane Fernandes

Mestre

Denise de Oliveira

Mestre

Edson Biage

Especialista e Coordenador do curso

Josiane Luiz

Mestra

Juliana Ferri

Mestre

Keila de Lima

Especialista

Marçal Campos Filho

Mestre

Pâmela de Castro Souza

Mestre

Ricardo Massucatto

Mestre

Thiarles Cristian Aparecido Tonon

Mestre

Fechar Menu