ENGENHARIA CIVIL

Titulação: Bacharel

Duração: 5 Anos    Lançamento: 2019    Período: Noturno 

Reconhecimento: Portaria Mec nº 172 , de 09 de abril de 2019.

SOBRE O CURSO

O Bacharelado em Engenharia Civil é um dos cursos que está em alta no mercado, demandando profissionais capacitados e aptos para atuarem em diferentes cenários, pois a área da construção civil está em constante desenvolvimento!

Na FACCREI, os estudantes de Engenharia Civil serão capacitados a projetar, gerenciar e executar tanto obras como  também construções. Durante a graduação, serão preparados para atuar na análise da insolação, na definição do tipo de solo adequado para as construções, e ainda no melhor aproveitamento da ventilação local.

OBJETIVOS

– Planejar, projetar, gerenciar e acompanhar todas as etapas de uma edificação ou reforma de forma segura, garantindo estabilidade e segurança na construção.

– Identificar problemas e formular estratégias

– Desenvolver técnicas e analisar sistemas

– Trabalhar em equipe

– Avaliar o impacto da engenharia e proteger recursos , contruindo de forma sustentável

– Desenvolver projeto com viabilidade economica

– Utilizar os principios éticos no exercicio da Profissão

– Despertar os ramos de empreendedorismo, extensão e cientifico da engenharia.

ATIVIDADES DO CURSO

  • Atividades em grupo
  • Aulas teóricas e práticas
  • Pesquisas relacionadas a engenharia
  • Iniciação cientifica
  • Atividades de extensão
  • — Utilização de técnicas modernas e inovadoras de desenvolvimento regional e nacional
  • Visitas técnicas
  • Estágios
  • Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;

VOCÊ SABIA?

Até o século XVIII não havia uma distinção muito clara entre as profissões de Engenheiro Civil e a de Arquiteto. Sendo, por vezes, expressões distintas para se referir ao mesmo profissional.

No mesmo século o termo “Engenharia Civil” começou a ser usado para distinguir os trabalhos de engenharia que não eram realizados para fins militares, ou seja, eram feitos por civis.

A palavra engenheiro vem do latim e significa talento, esperteza. O primeiro engenheiro conhecido por nome foi o construtor de pirâmides egípcias Djoser.

E tem mais, a roda gigante é considerada uma das maiores obras da engenharia civil do mundo, a primeira foi construída em 1893 em Chicago. Assim como o toboágua também foi desenvolvido por um engenheiro civil, aquela do parque de diversão que leva alegria para a família inteira. A engenharia civil está envolvida em cada detalhe no nosso dia a dia.

O desempenho profissional que proporciona o ganho financeiro. A engenharia civil possui DIVERSAS áreas de atuação, assim como:  

Construção Urbana
A área que lida com todo tipo de construção e reformas para lugares para moradia, comércio ou até centros com grande visitação como Shoppings e estádios.

Estrutura e fundação
Projetar e construir estruturas são as bases para qualquer outro tipo de construção. Os profissionais dessa área são necessários para criar as bases para qualquer outro tipo de obras, garantindo uma boa fundação para todas elas.

Infraestrutura e Transporte
Um importante braço da engenharia são as obras para a locomoção como pontes, viadutos, rodovias e todo o tipo de construção que possibilite e facilite o tráfego de vários meios de transporte, como ferrovias, metrôs e portos.

Gerência de recursos prediais
Os profissionais da engenharia civil também podem utilizar de sua formação para gerenciar os recursos, espaço e infraestrutura de prédios com a devida competência e aproveitar ao máximo destes recursos.

Saneamento
Outro tipo de obra essencial para garantir a qualidade de vida da população são as obras de saneamento. Um engenheiro civil está preparado para projetar e construir sistemas de saneamento básico, captação e distribuição de água e também estações de tratamento de esgoto.

Hidráulica e Recursos Hídricos
Também são desenvolvidas as competências para construção na água, possibilitando vários tipos de obras para barragens, sistemas de irrigação, canais, reservatórios e todo tipo de obra no mar.

Cálculo Estrutural.
É o engenheiro que cuida das planilhas e cálculos relacionados à resistências dos materiais, estruturas do concreto, metálicas, madeiras, aço, argamassas em todos os tipos de construção, como pontes, por exemplo. São os responsáveis pelos cuidados de manterem uma construção firme, bem estruturada e estável.

Geotecnia
Área voltada para a mecânica dos solos que podem influenciar na infraestrutura de uma construção com em escavações, fundações e barragens. São os engenheiros responsáveis por estudar o solo e desenvolver um acompanhamento para o bom funcionamento da obra.

A área de atuação do egresso do engenheiro é bastante ampla na construção civil. O profissional poderá atuar em organizações regionais e nacionais, transformação de materiais, comercialização, serviços e atividades de planejamento urbano e rural.

O profissional a ser formado pelo curso deverá ter um embasamento técnico, humanista, político e metodológico adequado, para que atue com base nos conteúdos da sustentabilidade nas esferas pública e privada.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

A formação do estudante do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Cristo Rei – FACCREI, deve propiciar o desenvolvimento das competências e habilidades indicadas nas diretrizes curriculares nacionais do curso. Assim, tal formação deverá estimular o domínio de conhecimentos articulados às competências, habilidades básicas e atitudes constantes no núcleo comum do curso, bem como, o domínio dos conhecimentos vinculados às competências e habilidades relativas aos eixos profissionalizantes. Assim, ao final do processo formativo, o discente, sujeito e objeto do foco do fazer pedagógico, deverá ser um profissional consciente das suas funções profissionais, com conhecimento geral e inerente a sua área, com habilidades específicas, com base teórica e compreensão da relação entre teoria e prática, objetivando uma prática profissional de excelência. Ciente da construção de atitudes humanas e éticas, o “saber ser” e compreender seu papel no mercado local e internacionalizado, de modo a garantir a identidade do seu Curso, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, na sua área de atuação, contempladas no Projeto Pedagógico do curso.

O desafio do curso é preparar o discente para o mercado de trabalho com competências técnicas, éticas e operacionais, considerando a visão sistêmica e espírito empreendedor, permitindo sua atuação critica e criativa nos diversos seguimentos, sempre considerando o meio ambiente.

– Profa Dra Moniki Campos Janegitz

– Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista – ESAPP

– Estágio na University of Califórnia – UC DAVIS – Como técnica em pesquisa

– Mestrado em Agricultura pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”  Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP/Botucatu

– Doutorado em Agricultura também pela Faculdade de Ciências Agronômicas UNESP/Botucatu, com período sanduiche na University of Tennesse – Knoxville – USA

 

Atualmente coordenadora dos cursos de engenharia da faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio. Sócia proprietária da TopoFert Assessoria & Consultoria Agricola e fundadora da marca Fertilidade 5.0.

TEM INTERESSE NESSE CURSO?

PREENCHA COM SEUS DADOS QUE ENTRAREMOS EM CONTATO

CORPO DOCENTE

Aislan da Silva Nunes

Mestre

Carlos Henrique Reghin

Especialista e Coordenador do Curso

Dayanne da Silva Alves

Mestre

Denise de Oliveira

Mestre

Hélio Meneguce Jr

Especialista

Juliana Ferri

Mestre

Leonardo Freires Monfernatti

Especialista

Neiva Sales

Especialista

Richard Poli Soares

Mestre

Willian André Balarotti

Especialista e Coordenador do Curso

Parceiros

Parceiros

Financiamento

Financiamento Estudantil

Fechar Menu