Ciências Contábeis

Titulação: Bacharel

Duração: 4 Anos    Lançamento: 2019    Período: Noturno 

Reconhecimento: Portaria Mec nº 155 , de 29 de março de 2019.

SOBRE O CURSO

A Ciência Contábil tornou-se, atualmente, numa época de mudanças e incertezas e complexidades, uma das mais importantes áreas da atividade humana. Vive-se numa civilização onde o esforço cooperativo do homem é a base fundamental da sociedade.

Em todas a organizações, nas indústrias, no comércio, nas organizações de serviços públicos, nos hospitais, nas universidades, nas instituições militares ou religiosas, ou em qualquer outra forma de empreendimento humano, a eficácia da ciência contábil nas empresas é essencial, e cada vez mais necessitam de controles precisos e de informações oportunas sobre o negócio para adequar as suas operações às novas situações.

Observa-se que durante anos a contabilidade foi vista apenas como um sistema de informações tributárias; na atualidade ela passa a ser vista também como um instrumento gerencial que se utiliza de um sistema de informações para registrar as operações da organização, para elaborar e interpretar relatórios que mensurem os resultados e forneçam informações necessárias para tomadas de decisões e, para o processo de gestão: planejamento, execução e controle.

OBJETIVOS

– Propiciar o conhecimento das forças econômicas, sociais, culturais e políticas que afetam a empresa onde ele presta serviços;

– Assegurar o profundo conhecimento do pensamento e da profissão contábil;

– Proporcionar conhecimentos de métodos para coletar, reunir, sumarizar e analisar dados financeiros;

– Propiciar capacidade de liderança, motivação e proatividade;

– Propiciar capacidade de raciocínio conceitual e analítico relativo à Contabilidade;

– Assegurar proficiência no uso da linguagem contábil para o usuário interno e externo;

– Fornecer o desenvolvimento de competências para oferecer informação para tomada de decisões, envolvendo informações preditivas e de tendências;

– Proporcionar capacidade de efetuar análise de cenários econômicos-financeiros nacionais e internacionais, a partir de uma visão sistêmica e holística da atividade contábil.

– Fazer o registro e controle do patrimônio, suas mutações e os resultados das entidades;

– Ter compreensão técnico-científica, analítica e quantitativa da Contabilidade, suas relações econômicas, sociais e financeiras;

– Planejar, implantar e manter os sistemas contábeis/gerenciais;

– Evidenciar adequadamente informações contábeis/gerenciais;

– Exercer o controle, análise e projeção de custos de atividades, produtos e serviços;

– Realizar a Auditoria e Perícia em organizações, atividades e processos;

– Efetuar arbitragens;

– Conhecer as diretrizes e normas institucionais e legais.

ATIVIDADES DO CURSO

  • Aulas teóricas
  • Pesquisas
  • Iniciação Científica
  • Trabalhos práticos (Empresa Júnior)
  • Seminários
  • Visitas Técnicas
  • Estágios Não Obrigatórios

VOCÊ SABIA?

A história da contabilidade é tão antiga quanto a própria história da civilização. Está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social de proteção à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

A origem da Contabilidade está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.

Hoje, as funções do contabilista não se restringem ao âmbito meramente fiscal, tornando-se, num mercado de economia complexa, vital para empresas informações mais precisas possíveis para tomada de decisões e para atrair investidores. O profissional vem ganhando destaque no mercado em Auditoria, Controladoria e Atuarial.

O profissional das Ciências Contábeis possui áreas muito amplas de atuação, que podem envolver o seu dia a dia de trabalho com questões fiscais, tributárias, contratuais, patrimoniais e de departamento pessoal.

A depender de sua atuação, sua rotina de trabalho será especificamente para lidar com as questões e necessidades da sua área de atuação.

Contabilidade Gerencial: Trabalha com em escritórios analisando as operações financeiras de entrada e saída de dinheiro da empresa;

Controladoria: Atua com o controle financeiro e de análise do capital e ações da empresa, buscando estratégias para melhorar o rendimento;

Auditoria: Busca analisar as movimentações financeiras para que não evitar ou corrigir problemas com a fiscalização dos valores de patrimônio

Perícia contábil: Trabalha para identificar possíveis erros e fraudes fiscais;

Consultoria Financeira: Oferece serviços financeiros para pessoas físicas e jurídicas, como análise de finanças, de negócios e ajudas com a tributação;

Gestão: Pode assumir cargos de diretoria e gestão financeira em uma empresa;

Órgãos Públicos: Pode exercer a função na Receita Federal, Tribunal de Contas, Trabalhista, Ministério Público e até em serviços policiais, como perícia.

Educação e Ensino: Atuar como professor em cursos técnicos, profissionalizantes, de especialização ou até de graduação (depois te ter o título de mestrado);

Negócios próprios: Abrir o próprio escritório de prestação de serviços de contabilidade, prestando serviços terceirizados para diversas empresas.

O campo de atuação do profissional em Ciências Contábeis é bastante amplo, pois permite ao graduando e futuro profissional a inserção no mercado de trabalho exercendo as mais variadas tarefas dentro ou fora das organizações, a saber:

Embora não haja uma tendência enfática de especialização, o curso de Ciências Contábeis tem que dar uma visão, das diversas funções que ele poderá atuar, propiciando instruções para o seu exercício profissional.

A Resolução nº 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade destaca diversas atribuições peculiares do profissional contábil. Além destas funções relacionadas, as mudanças tecnológicas, globalização e outros fatores ampliam a cada dia o campo de ação deste profissional.

Assim, o curso de Ciências Contábeis deverá cobrir o máximo possível das atuais possibilidades de atividades do profissional contábil, bem como estar continuamente sondando o mercado e as relações sociais a ele associadas no sentido de detectar novas aberturas de trabalho nesta profissão.

O currículo do curso de Ciências Contábeis deverá prever ainda as diversas condições que o profissional contábil poderá exercer as suas atividades, ou seja: na condição de profissional liberal (ou autônomo), de empregado regido pela CLT, de servidor público, de militar, de sócio de qualquer tipo de sociedade, de diretor ou de conselheiro de quaisquer entidades ou, em qualquer situação jurídica definida pela legislação.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Tendo em vista as DCN´s, o egresso do curso de Ciências Contábeis caracteriza-se por sua competência profissional, social, intelectual, econômicas e financeiras em âmbito nacional e internacional nos diferentes modelos de organização.

Dentro desta proposta, o perfil desejado que o processo pedagógico deve garantir que o graduando demonstre até o final do curso é:

  • Amplo conhecimento técnico e científico para exercer com responsabilidade a atividade contábil;
  • Trabalhar de forma ética, responsável e em perfeita harmonia com demais profissionais, atuando como funcionário em organizações de pequeno, médio e grande porte;
  • Ser o gestor responsável, ético, comprometido com as práticas contábeis vigentes, se optar por atuar como empresário da contabilidade dentro de sua própria organização contábil;
  • Zelar pela saúde econômica e financeira das empresas, se optar em ser consultor, perito contábil, auditor independente, podendo atuar na forma de pessoa física;
  • A prioridade do conhecimento técnico-científico para desenvolver as atividades práticas profissionais dará ênfase à demanda regional, porém, não desvinculando- se das necessidades nacional e internacional.
  • Competência para analisar criticamente as empresas no seu aspecto organizacional decorrente da conjuntura econômica nacional e internacional, das técnicas administrativas e do contexto sócio legal do país;
  • O graduando deverá estar consciente da importância de seu contínuo aperfeiçoamento, assim nos bancos escolares, como na forma de educação continuada após sua conclusão, uma vez que a Contabilidade Brasileira é tremendamente influenciada pela conjuntura econômica, por legislação do país, por normatização dos órgãos de classe, por harmonização internacional de princípios e ensinos contábeis e por economias fortes que impõem padrões contábeis para a Contabilidade Transnacional. Além disso, o progresso tecnológico dos instrumentos usados na Contabilidade está em permanente em mutação e evolução.

Para isto, deverá o graduando estar dotado de uma visão crítica, capaz de avaliar permanentemente seu potencial de desempenho, de ajustar-se com competência a estas novas demandas regionais, nacionais e internacionais.

  • Possuir instrução específica para o trato de valores, com envolvimento de cifras, índices, quocientes, porcentagens, apuração de resultados, confecção de modelos decisórios, gráficos, etc., que afetam diretamente os investidores, governo, fornecedores, clientes e demais usuários da contabilidade.

•             Formação humanística adequada ao exercício profissional habilitando o profissional a uma compreensão do meio em que vive, seja social, político, econômico e cultural.

– Prof.ª. Ma. Josiane Luiz

– Graduação em Economia pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio, FAFICOP.

– Especialização em Controladoria, Auditoria e Gestão Financeira, pelo Instituto Educacional de Pesquisa e Extensão – IEPE.

– Mestrado profissional em Ensino pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

É Coordenadora da Unidade de Controle Interno da Prefeitura Municipal de Nova América da Colina e tem experiência na área Econômica voltada a Administração Pública, bem como o exercício das funções financeiras da Economia.

Atualmente coordenadora do curso de Administração e de Ciências Contábeis da Faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio.

TEM INTERESSE NESSE CURSO?

PREENCHA COM SEUS DADOS QUE ENTRAREMOS EM CONTATO

CORPO DOCENTE

Ademir Tenerelli

Mestre

Aislan da Silva Nunes

Mestre

Agnaldo Nunes

Especialista

Denise de Oliveira

Mestre

Islei José Gonçalves

Especialista

Josiane Luiz

Mestra e Coordenadora do Curso

Lucia Ancelmo

Mestra

Juliana Ferri

Mestra

Wagner Sanches

Especialista

Fechar Menu