O USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL
UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DA LITERATURA
Resumo
As Metodologias Ativas ganharam destaque em 2020 por serem potencializadoras do engajamento e da participação dos discentes nas aulas remotas. Apesar disso, são utilizadas a algum tempo no contexto educacional, aplicadas ao protagonismo dos estudantes, assegurando-se uma participação mais ativa e flexível dos professores em relação ao ensino. Dessa forma, o objetivo deste artigo é realizar um mapeamento sistemático da literatura para estudar quais Metodologias Ativas são mais utilizadas por professores do Ensino Superior no Brasil e como questão complementar entender de que forma a Gamificação pode auxiliar no contexto escolar no Ensino Superior. Como encaminhamento metodológico utilizou-se o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, tendo como parâmetro de busca materiais que continham as palavras-chave “Metodologias Ativas” and “Ensino Superior” em seus títulos. Foram encontrados oito estudos que abordaram a temática pesquisada. As Metodologias Aprendizagem Baseada em Projetos e Aprendizagem Baseada em Times ainda são as mais utilizadas e no que tange o uso da Gamificação no contexto escolar no Ensino Superior identificou-se que pode ser empregada com a finalidade de desenvolver melhor o trabalho em equipes, engajar os alunos e melhorar a participação nas aulas. Neste mapeamento, pode-se considerar a não saturação desse assunto e a possibilidade de desenvolvimento de trabalhos futuros, sobretudo os que envolvem a utilização da Gamificação como Metodologia Ativa no Ensino Superior.
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