ENSINO E APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS EM NUVEM
ANÁLISE DE UM SISTEMA DE AUTORIA ABERTO
Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar a ferramenta Ensino de Línguas Online (ELO em Nuvem) – entendida por Beviláqua et al. (2017) como um Sistema de Autoria Aberto (SAA) – no que concerne ao seu repositório de materiais para o ensino e a aprendizagem de Português. Esta pesquisa tem como base teórica os pressupostos da cibercultura (Lévy, 1999) e da (co)produção de materiais em rede (OKADA, 2014). os Recursos Educacionais Abertos (REAs). A partir de procedimentos metodológicos de pesquisa exploratória de ambientes on-line, em viés qualitativo, aplicados a um corpus de 19 atividades armazenadas no ELO em Nuvem, que totalizam 39 módulos, conclui-se que: (1) embora muitos materiais sirvam ao ensino de Português, é pouco explorado no ELO o módulo Composer (de produção textual e escrita); (2) há certa ausência de recursos e atividades específicos para o ensino de Redação.
Referências
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