Agronomia

O Curso de Agronomia da Faculdade Cristo Rei objetiva a formação generalista de agrônomos aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente.

Desta forma, estando qualificados para a atuação em todos os níveis da agricultura, com uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade.

Objetivos do Curso

Objetivos do Curso

  • Estimular o relacionamento humano por meio do trabalho em equipe, incorporando-o num entrelaçamento com a Instituição, para compreensão da importância do papel do profissional perante a sociedade, com atuação de cooperação;
  • Promover e desenvolver a habilidade de comunicação e transmissão do conhecimento acadêmico;
  • Exercitar o emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo;
  • Incentivar a pesquisa científica e tecnológica e a extensão acadêmica;
  • Promover o respeito à fauna e à flora;
  • Incentivar o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;
  • Formar um profissional capacitado para solucionar problemas no setor agrícola, visando à conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;
  • Despertar o espírito empreendedor do acadêmico e comunidade envolvida.
PERFIL DO EGRESSO

PERFIL DO EGRESSO

A formação do estudante do Curso de Agronomia da Faculdade Cristo Rei – FACCREI, deve propiciar o desenvolvimento das competências e habilidades indicadas nas diretrizes curriculares nacionais do curso. Assim, tal formação deverá estimular o domínio de conhecimentos articulados às competências, habilidades básicas e atitudes constantes no núcleo comum do curso, bem como, o domínio dos conhecimentos vinculados às competências e habilidades relativas aos eixos profissionalizantes. Assim, ao final do processo formativo, o discente, sujeito e objeto do foco do fazer pedagógico, deverá ser um profissional consciente das suas funções profissionais, com conhecimento geral e inerente a sua área, com habilidades específicas, com base teórica e compreensão da relação entre teoria e prática, objetivando uma prática profissional de excelência. Ciente da construção de atitudes humanas e éticas, o “saber ser” e compreender seu papel no mercado local e internacionalizado, de modo a garantir a identidade do seu Curso, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, na sua área de atuação, contempladas no Projeto Pedagógico do curso. O Curso de Agronomia da FACCREI é fundamentado no PDI com vigência 2017-2021 e nas características socioeconômicas da região. Possui uma abordagem multidisciplinar, voltada à visão global, integrada e crítica da profissão e da atuação profissional, dotando o egresso de competência técnica, científica e administrativa, tornando-o apto para a atuação técnica, a tomada de decisões, a comunicação, a liderança, ao Gerenciamento e a administração e bem como, a educação continuada.

Baseado na abordagem do curso pretende-se formar agrônomos com:

  • Formação equilibrada, espírito crítico e reflexivo, visão cultural ampla e compromisso social; · Capacidade de forma científica e profissional, a absorver e desenvolver tecnologias, bem como a identificar e resolver problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
  • Capacidade para a proposição e execução de projetos que possibilitem ações equilibradas entre desenvolvimento social e econômico às famílias rurais e sustentabilidade ambiental nos processos de produção agrícola; além da produção de alimentos com quantidade e qualidade adequadas ao meio e às demandas sociais,
  • Habilidade de comunicação; domínio metodológico amplo; competência no relacionamento interpessoal e propensão para o trabalho em equipes; com capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.
  • Compreensão de sistemas complexos e tradução das necessidades da sociedade com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e ambientais; atentos a diferentes dimensões da realidade em que se inserem e com disposição para aprendizagem permanente e para o autodesenvolvimento.
  • Espírito empreendedor, potencializando a geração e aplicação de novos produtos, tecnologias e serviços, respeitando os preceitos de precaução ambiental com vistas ao desenvolvimento socioeconômico;
  • Capacidade de trabalhar com diferentes racionalidades agronômicas e estilos de agricultura, concebendo, projetando e manejando agroecossistemas sustentáveis e cadeias produtivas, levando em consideração eventuais limitações e potencialidades regionais.
CAMPOS DE ATUAÇÃO

CAMPOS DE ATUAÇÃO

O profissional de Agronomia deverá ter sólida formação para atuar como administrador, produtor, planejador e executor de sistemas produtivos, extensionista, pesquisador e profissional de ensino, tanto em nível técnico como em nível superior. As áreas de atuação do agrônomo são amplas e diversificadas o que pode ser constatado no Artigo 7º e seus itens das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Engenharia Agronômica ou Agronomia.

A área de atuação do egresso do Curso de Agronomia é bastante ampla, indo desde atividades internas das unidades de produção até atividades do meio urbano, incorporando áreas genéricas e específicas do conhecimento, que incluem esferas do ensino, pesquisa e extensão, supervisão, coordenação e orientação técnica.

O profissional poderá atuar em organizações regionais e nacionais, ocupação do espaço rural, produção animal ou vegetal, transformação, comercialização e serviços e atividades de planejamento rural. No desenvolvimento rural, poderá se envolver na educação, inovação, pesquisa de mercado e tecnológica, produção de insumos e prestação de serviços.

Na produção animal, poderá cuidar dos rebanhos em toda cadeia produtiva, prezando pelo bemestar animal. Na produção vegetal, poderá se envolver em todas as etapas, da pesquisa de insumos ao beneficiamento final. Essas atividades podem ser desenvolvidas junto aos agricultores, sempre harmonizando a produção com sustentabilidade ambiental.

O desempenho das atividades do agrônomo refere-se a: engenharia rural, construções para fins rurais e suas instalações complementares; irrigação e drenagem para fins agrícolas; fitotecnia, melhoramento vegetal, ecologia e agrometeorologia; zootecnia, melhoramento animal, agrostologia; recursos naturais renováveis e nãorenováveis; gestão e legislação ambiental; defesa fitossanitária; química agrícola; tecnologia de armazenamento, transformação, beneficiamento e conservação de alimentos e produtos de origem vegetal e animal; bromatologia, rações e nutrição animal; pedologia, edafologia, manejo e conservação, fertilizantes, corretivos e condicionantes do solo; sistemas de cultura e de utilização do solo; microbiologia agrícola; crédito, economia e administração rural; parques e jardins; mecanização e implementos agrícolas; sociologia e desenvolvimento rural; assistência técnica e extensão rural; políticas públicas para a agricultura e meio rural; legislação agrária e profissional.

O profissional a ser formado pelo curso deverá ter um embasamento técnico, humanista, político e metodológico adequado, para que atue com base nos conteúdos da sustentabilidade agroecológica nas esferas pública e privada.

Saiba como ingressar e cursar essa graduação!

Parceiros

Parceiros

Financiamento

Financiamento Estudantil

Fechar Menu