AGRONOMIA

Titulação: Bacharel

Duração: 5 Anos    Lançamento: 2020    Período: Noturno 

Reconhecimento: Portaria Mec nº 119 , de 22 de abril de 2020.

SOBRE O CURSO

O Curso de Agronomia da Faculdade Cristo Rei objetiva a formação generalista de agrônomos aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e organizativos, bem como a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio do ambiente, agindo de forma sustentável.

Desta forma, estando qualificados para a atuação em todos os níveis da agricultura, com uma visão ampla e global, respeitando os princípios éticos, morais e culturais do indivíduo e da coletividade. O profissional poderá atuar nas áreas de extensão, científica ou/ e empreendedor.

OBJETIVOS

– Estimular o relacionamento humano por meio do trabalho em equipe, incorporando-o num entrelaçamento com a Instituição, para compreensão da importância do papel do profissional perante a sociedade, com atuação de cooperação;

– Promover e desenvolver a habilidade de comunicação e transmissão do conhecimento acadêmico;

– Exercitar o emprego de raciocínio reflexivo, crítico e criativo;

– Incentivar a pesquisa científica e tecnológica e a extensão acadêmica;

– Promover o respeito à fauna e à flora;

– Incentivar o uso tecnológico racional, integrado e sustentável do ambiente;

– Formar um profissional capacitado para solucionar problemas no setor agrícola, visando à conservação e recuperação da qualidade do solo, do ar e da água;

– Despertar o espírito empreendedor do acadêmico e comunidade envolvida

ATIVIDADES DO CURSO

  • Atividades em grupo
  • Aulas teóricas e práticas
  • Pesquisas relacionadas ao agronegócio
  • Iniciação cientifica
  • Atividades de extensão 
    — Utilização de técnicas modernas e inovadoras de desenvolvimento regional e nacional
  • Visitas técnicas
  • Estágios

VOCÊ SABIA?

O curso de agronomia surgiu na Bahia em Lages em 1875, e a profissão Engenheiro Agrônomo só foi reconhecida em 12 de outubro de 1933, quando comemoramos o nosso dia. Hoje o agronegócio é muito importante na economia brasileira, é o guardião da balança comercial e responsável por grande parte do PIB. O mercado de trabalho é amplo e permite ao profissional seguir diferentes áreas de atuação, desde campo até escritórios. A remuneração média é de 8 salários mínimos, dependendo da área de atuação e horas trabalhadas, podendo este estender até 30 salários mínimos quando ocuparem um cargo de maior responsabilidade como chefia, gerência ou supervisão em grandes empresas, principalmente as multinacionais.

O agronegócio é um setor altamente defensivo, o Brasil tem importante participação perante ao cenário mundial, responsável pela produção de 20% dos alimentos. E Ainda, sabendo que a população mundial tende a dobrar até 2050, temos que aumentar a produção de alimentos por unidade de área e este desafio é nosso, que começa com a implantação de tecnologias que tragam o retorno. Na situação atual é a única área que se encontra em constante atividade e perspectivas futuras positivas, com safras recordes de colheita de milho, assim como foi a de soja que acabou de chegar ao fim. Houve a alta na compra de alguns insumos, mas os agricultores tem se sentido satisfeitos com a comercialização dos produtos, exceto de algumas áreas com produtos perecíveis, devido alguns decretos estaduais impostos pelos governadores.

As áreas de atuação de um Engenheiro Agrônomo podem ser classificadas em cinco:

  • Campo: Aquele que estará em contato direto com as condições edafoclimáticas, faça chuva ou faça sol, estará na lida de chapéu e botina. Podendo este estar atuando em consultoria (com vendas ou não de insumos), elaboração de projetos agrícolas, administração e/ou gerenciamento de fazendas.
  • Pesquisa – Atuação em instituto público ou privado, com desenvolvimento de produtos seja ele fertilizantes, inseticida, herbicida, fungicida, melhoramento genético, sementes, mecanização, etc…
  • Ensino – Através da especialização, mestrado, doutorado, ele poderá atuar em faculdades e escolas.
  • Indústria – Através da Produção de produtos e insumos . Ou seja, elementos essenciais para aumentar a produção. Criação de Tecnologia – Trator, GPS, fertilizantes via solo, foliar, etc…
  • Setor público – Ser concursado e atuar nos órgãos de investigação como Policia Federal, Emater, Embrapa, MAPA e bancos.

A área de atuação do egresso do Curso de Agronomia é bastante ampla. O profissional poderá atuar em organizações regionais e nacionais, ocupação do espaço rural, produção animal ou vegetal, transformação, comercialização e serviços e atividades de planejamento rural.

O profissional a ser formado pelo curso deverá ter um embasamento técnico, humanista, político e metodológico adequado, para que atue com base nos conteúdos da sustentabilidade agroecológica nas esferas pública e privada.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

A formação do estudante do Curso de Agronomia da Faculdade Cristo Rei – FACCREI, deve propiciar o desenvolvimento das competências e habilidades indicadas nas diretrizes curriculares nacionais do curso. Assim, tal formação deverá estimular o domínio de conhecimentos articulados às competências, habilidades básicas e atitudes constantes no núcleo comum do curso, bem como, o domínio dos conhecimentos vinculados às competências e habilidades relativas aos eixos profissionalizantes. Assim, ao final do processo formativo, o discente, sujeito e objeto do foco do fazer pedagógico, deverá ser um profissional consciente das suas funções profissionais, com conhecimento geral e inerente a sua área, com habilidades específicas, com base teórica e compreensão da relação entre teoria e prática, objetivando uma prática profissional de excelência. Ciente da construção de atitudes humanas e éticas, o “saber ser” e compreender seu papel no mercado local e internacionalizado, de modo a garantir a identidade do seu Curso, em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais, na sua área de atuação, contempladas no Projeto Pedagógico do curso.

O Curso de Agronomia da FACCREI é fundamentado no PDI com vigência 2017-2021 e nas características socioeconômicas da região. Possui uma abordagem multidisciplinar, voltada à visão global, integrada e crítica da profissão e da atuação profissional, dotando o egresso de competência técnica, científica e administrativa, tornando-o apto para a atuação técnica, a tomada de decisões, a comunicação, a liderança, ao Gerenciamento e a administração e bem como, a educação continuada.

Baseado na abordagem do curso pretende-se formar agrônomos com:

  • Formação equilibrada, espírito crítico e reflexivo, visão cultural ampla e compromisso social;
  • Capacidade de forma científica e profissional, a absorver e desenvolver tecnologias, bem como a identificar e resolver problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
  • Capacidade para a proposição e execução de projetos que possibilitem ações equilibradas entre desenvolvimento social e econômico às famílias rurais e sustentabilidade ambiental nos processos de produção agrícola; além da produção de alimentos com quantidade e qualidade adequadas ao meio e às demandas sociais,
  • Habilidade de comunicação; domínio metodológico amplo; competência no relacionamento interpessoal e propensão para o trabalho em equipes; com capacidade de adaptação, de modo flexível, crítico e criativo, às novas situações.
  • Compreensão de sistemas complexos e tradução das necessidades da sociedade com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, gerenciais e ambientais; atentos a diferentes dimensões da realidade em que se inserem e com disposição para aprendizagem permanente e para o autodesenvolvimento.
  • Espírito empreendedor, potencializando a geração e aplicação de novos produtos, tecnologias e serviços, respeitando os preceitos de precaução ambiental com vistas ao desenvolvimento socioeconômico;
  • Capacidade de trabalhar com diferentes racionalidades agronômicas e estilos de agricultura, concebendo, projetando e manejando agro ecossistemas sustentáveis e cadeias produtivas, levando em consideração eventuais limitações e potencialidades regionais.

– Prof. Me José Fernando Delgado

– Graduação em Agronomia pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná de Bandeirantes/PR

– Especialização em Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas pela UNOPAR – Bandeirantes/PR

– Especialização em Tecnologias Ambientais pela UNOPAR – Bandeirantes/PR

– Mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP/Bandeirantes

Atualmente coordenador do curso de Agronomia da Faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio/PR, desenvolvedor de projetos e inovação tecnológica em parceria com a empresa Mais Máquinas – Iracemápolis/SP, Gerente de produção no ramo de compra, venda e beneficiamento de arroz e Assistente Administrativo Rural.

TEM INTERESSE NESSE CURSO?

PREENCHA COM SEUS DADOS QUE ENTRAREMOS EM CONTATO

CORPO DOCENTE

Aislan da Silva Nunes

Mestre

Agnaldo Nunes

Especialista

Dayanne da Silva Alves

Mestre

Denise de Oliveira

Mestre

Hélio Meneguce Jr

Especialista

Josiane Luiz

Mestra

José Fernando de Oliveira Delgado

Mestre e Coordenador do curso

Leonardo Freires Monfernatti

Especialista

Juliana Ferri

Mestre

Neiva Sales

Especialista

Roberta Yajima de Godoy Dias

Mestre

Thiarles Cristian Aparecido Tonon

Mestre

Willian André Balarotti

Especialista

Fechar Menu