PROUNI

PROUNI

O PROUNI é um programa do Ministério da Educação, criado pelo governo federal em 2004, que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Somente poderá se inscrever no processo seletivo do ProUni o CANDIDATO brasileiro não portador de diploma de curso superior que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem referente à edição de 2018, observado o disposto no art. 8º da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2 de janeiro de 2015, e que atenda a pelo menos uma das condições a seguir:

I – tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
II – tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
III – tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
IV – seja pessoa com deficiência;
V – seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3ºdo Decreto nº5.493, de 18 de julho de 2005.

ATENÇÃO :
28/01/2020 até 31/01/2020 – Período de Inscrições do Prouni, onde o aluno se inscrever diretamente pelo site http://siteprouni.mec.gov.br
04/02/2020 – Resultado da 1º Chamada
04/02/2020 a 11/02/2020 – Comprovação das informações
18/02/2020 – Resultado da 2º Chamada
18/02/2020 a 28/02/2020 – Comprovação das informações
06/03/2020 a 08/03/2020 – Resultado Lista de espera, o candidato deverá manifestar seu interesse pelo site http://siteprouni.mec.gov.br
12/03/2020 – Resultado Lista de Espera
13/03/2020 a 16/03/2020– TODOS os candidatos que demostrarem interesse
na lista de espera, AUTOMATICAMENTE estarão habilitados a comparecer na Instituição para entrega da documentação e comprovação das informações.

Divulgação dos resultados:

Os resultados com a lista dos CANDIDATOS pré-selecionados, nos termos do art.12 da Portaria Normativa MEC nº 1, de 2015, estarão disponíveis na página do Prouni na internet, no endereço eletrônico http://siteprouni.mec.gov.br.
Para a análise da concessão de bolsas só serão aceitas documentações completas. Os alunos deverão estar munidos, de TODOS os documentos, originais e cópias. Não será permitido cópia de documentos na mesma folha.
As documentações deverão ser entregues separadamente , cada membro do grupo familiar,  deverá  ter a sua documentação separada em um único clips.
A documentação a ser entregue muda conforme a composição do grupo familiar.
Para comprovação das informações, os alunos deverão comparecer à Central de Atendimento, localizada no Campus da FACCREI.

DÚVIDAS FREQUENTES:

QUAL O PERÍODO DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROUNI?
As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, na página do Prouni.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO NO PROUNI?
A inscrição, gratuita, deve ser feita exclusivamente pela internet, na página do Prouni. O candidato pode pesquisar on-line as instituições e cursos com oferta de bolsas no processo seletivo.
Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição e a senha usados no Enem.
Caso não se recorde do número de inscrição ou da senha do Enem, o candidato pode recuperá-los na página do Enem.
Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis, de acordo com seu perfil.
O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo pode optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas.

Durante o período de inscrição, o candidato pode alterar as opções. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Uma vez por dia, o sistema do Prouni calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) de cada curso, com base no número de bolsas disponíveis e no total de candidatos inscritos no curso, por modalidade de concorrência.
A nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento da inscrição. Ela não é garantia de pré-seleção para a bolsa ofertada. O sistema do Prouni não faz o cálculo em tempo real. A nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos. Ela só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

COMO FAZER A INSCRIÇÃO, CASO O CANDIDATO NÃO TENHA COMPUTADOR?
Todas as instituições de ensino participantes do Prouni devem oferecer acesso gratuito à internet aos candidatos que pretendem fazer a inscrição.

É POSSÍVEL ESCOLHER QUALQUER CURSO EM QUALQUER INSTITUIÇÃO?
Sim, desde que a instituição seja participante do Prouni e o curso tenha bolsa disponível. Ao fazer a inscrição, o candidato faz até duas opções de curso, turno e instituição de educação superior, dentre as bolsas disponíveis, conforme seu perfil.
Há cursos que exigem requisitos específicos para matrícula. Em alguns cursos de ciências aeronáuticas, por exemplo, o estudante deve ter, dentre outras exigências, licença de piloto privado e um número específico de horas de voo.
Assim, é necessário ter atenção ao fazer as opções de curso no momento da inscrição no Prouni. Caso o estudante deixe de comprovar requisitos dessa natureza, perde o direito à bolsa.

O PROUNI RESERVA COTAS?
Sim, o Prouni reserva bolsas a pessoas com deficiência e aos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O percentual de bolsas destinadas a cotistas é igual àquele de cidadãos pretos, pardos e indígenas, em cada unidade da Federação, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Vale lembrar que o candidato cotista também deve se enquadrar nos demais critérios de seleção do Prouni.

QUAIS SÃO OS REQUISITOS PARA SER BOLSISTA DO PROUNI?
Podem participar do Prouni os estudantes brasileiros que não possuam diploma de curso superior e que atendam a pelo menos uma das condições abaixo:
Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
Ser pessoa com deficiência;
Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal
permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.
Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

COMO FUNCIONA O PROCESSO SELETIVO DO PROUNI?
Para outras dúvidas, clique aqui ou ligue para 0800-616161.

INSCREVA-SE

Acesse o CHECK LIST da documentação necessária.

Conheça o MANUAL DO BOLSISTA.

Portaria da COMISSÃO LOCAL DE ACOMPANHAMENTO DO PROUNI – FACCREI.

Relação de CANDIDATOS MATRICULADOS – FACCREI.

Deixe uma resposta

doze − 9 =

Fechar Menu