ENFERMAGEM

Titulação: Bacharel

Duração: 5 Anos    Lançamento: 2018    Período: Noturno

Reconhecimento: Portaria MEC n° 59, de 02 de fevereiro de 2018

SOBRE O CURSO

O Curso de Graduação em Enfermagem da FACCREI tem como eixo norteador, na construção de seu currículo, o Ciclo Vital e o processo de Cuidar como foco da formação do Enfermeiro. Seus laboratórios, convênios e corpo docente qualificado oferecem as condições necessárias para que o estudante alcance o nível de preparo e qualificação capaz de colocá-lo no mercado de trabalho com confiança e competência necessárias a conquista do seu sucesso e realização.

A busca do crescimento e da constante atualização por parte desta instituição, oferece ao estudante excelente oportunidade de incorporar conhecimentos e tecnologia à sua formação. As habilitações oferecidas estão em sintonia com o crescimento do mercado, as exigências da enfermagem moderna e a direção apontada pela tecnologia e humanização da assistência na área da saúde.

OBJETIVOS

– Estudar a evolução histórica do cuidado e a inserção da Enfermagem quanto às suas origens e o seu desenvolvimento como profissão;

– Atuar na assistência de enfermagem frente aos aspectos da promoção, prevenção e recuperação da saúde no modelo de saúde da família;

– Desenvolver atitudes e habilidades para realizar os procedimentos básicos de enfermagem, aplicando conhecimento teórico sobre os instrumentos básicos de enfermagem que alicerçam a prática e fundamentam o exercício da profissão;

– Identificar a saúde ambiental e a epidemiologia como fundamentação das ações em saúde,;

– Atuar nos Programas de Saúde para atenção básica proposta pelo Ministério de Saúde, orientando e educando para a saúde visando à independência do cliente e da família;

– Atuar na assistência sistematizada ao cliente nos cenários: ambulatorial, hospitalar e na promoção da saúde;

– Desenvolver pesquisa na área clínica, vinculando as atividades de ensino e pesquisa;

– Desenvolver visão crítica e postura humanizada em relação à Saúde da Mulher, Criança, Adulto e Idoso promovendo o conhecimento e atitudes para uma prática compromissada com a política de saúde

ATIVIDADES DO CURSO

  • Aulas teóricas e práticas
  • Pesquisas
  • Iniciação Científica
  • Trabalhos práticos
  • Seminários
  • Visitas Técnicas
  • Estágios Obrigatórios
  • Estágios Não Obrigatórios

VOCÊ SABIA?

O campo de atuação para o profissional de Enfermagem está em extensão e diversificando cada vez mais suas áreas de atuação. Existem quatro grandes dimensões relacionadas ao campo de atuação do profissional de Enfermagem: a Assistência direta ao paciente; Empreendedorismo e Docência/Pesquisa.

Todos nós ou pelo menos alguém da nossa família teve que ser atendido em um hospital e foi muito bem atendido! E um dos responsáveis por cuidar de você, na maior parte dos casos, é o enfermeiro, que é fundamental para o perfeito funcionamento do sistema de saúde público ou privado. Caso você tenha o sonho de também ajudar as pessoas, cuidando delas e quer uma formação de qualidade para poder atender em qualquer área da Enfermagem, estamos aqui para ajudar na sua formação profissional com docentes experientes na área da enfermagem e da Educação em Nível Superior.

O projeto pedagógico do curso está fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais e se propõe a desenvolver competências no aluno capacitando-o para conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na nossa região, identificando as dimensões bio-psicosociais dos seus determinantes.

O Enfermeiro formado pela FACCREI estará capacitado a atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano.

Conta com corpo docente composto por Doutores, Mestres e Especialistas e equipamentos modernos; programas de estágios supervisionados e extracurriculares e apoio e incentivo à pesquisa.

São diversas as áreas de atuação dos profissionais de enfermagem, entre as principais áreas estão:

Enfermagem estética: auxiliando em procedimentos faciais e corporais;

Enfermagem forense: ajuda na investigação de crimes e oferece assistência a vítimas de violência;

Enfermagem geral: atua no comando de equipes de técnicos e auxiliares de enfermagem;

Enfermagem de emergência: atua em emergências ou urgências;

Enfermagem geriátrica: atende a idosos em domicílios, asilos, clínicas ou hospitais;

Enfermagem obstétrica: atende a pacientes lactantes ou gestantes, tanto durante o parto quanto no acompanhamento de pós-parto;

Enfermagem de resgate: atua em equipes de salvamento de vítimas de acidentes ou calamidades públicas;

Enfermagem do trabalho: realiza atendimento ambulatorial em empresas e ainda acompanha programas de prevenção a saúde dos funcionários;

Enfermagem em Estomaterapia: cuida de pacientes com estomias, feridas agudas e crônicas, fístulas, drenos, cateteres e incontinências anais e urinária;

Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica: oferece assistência a pacientes clínicos e cirúrgicos que precisam de cuidados clínicos, intervencionistas e intensivos;

Enfermagem em Saúde da Família: atua diretamente com a comunidade;

Enfermagem em Nefrologia: atende a pacientes com doenças renais;

Enfermagem Oncológica: atende a pacientes em tratamento de câncer;

Gestão de Saúde, Acreditação e Auditoria: atua como gestor e auditor interno e externo do Sistema Único de Saúde.

Algumas das características importantes em um enfermeiro são: a paciência, a organização, a dedicação, a vontade de aprender, uma boa percepção e observação, o trabalho em equipe e a empatia.

Segundo o Conselho Regional de Enfermagem (COREN) o profissional da Enfermagem atua na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais.

O profissional é capaz de reconhecer e intervir nos problemas / situações de saúde e doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional e regional, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes. Podendo atuar, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. Com conhecimentos que o instrumentalizem a atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS) bem como assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.

Sendo assim, um profissional ativo e criativo no contexto onde irá atuar, e com sabedoria na equipe interdisciplinar, em situações de atendimento individual e coletivo.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O perfil dos egressos deste curso deverá refletir uma formação inovadora, interdisciplinar e de qualidade, diante das responsabilidades e funções que estes egressos terão que assumir no desempenho de sua profissão. O processo de cuidar implica em ter sólida formação que permita a compreensão, interligação e operacionalização dos aspectos que envolvem o assistir, educar, pesquisar e administrar. Permitindo ao profissional autonomia intelectual, e segurança na tomada de decisão visto que o que busca é a intervenção profissional contextualizada e competente.

            Tal perfil permitirá ao profissional egresso do Curso de Enfermagem da Faculdade Cristo Rei (FACCREI) agir com habilidades e competências para intervir em diversos níveis.

– Prof.ª. Drª. Tatiane Fagundes

– Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP.

– Especialização em Biologia Aplicada à Saúde pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.

– Mestrado em Patologia Experimental (Conceito CAPES 6) pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.

– Doutorado em Patologia Experimental (Conceito CAPES 6) pela Universidade Estadual de Londrina – UEL.

Trabalha com avaliação de produtos antitumorais sintéticos e naturais in vitro e in vivo, direcionado à quimio prevenção do câncer.

Atualmente coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Cristo Rei de Cornélio Procópio.

TEM INTERESSE NESSE CURSO?

PREENCHA COM SEUS DADOS QUE ENTRAREMOS EM CONTATO

CORPO DOCENTE

carlos-custodio

Carlos Custódio

Especialista e coordenador do curso

Conceição Aparecida da Silva Nunes

Especialista

Cristiane Fernandes

Mestre

Denise de Oliveira

Mestre

Edneia Pereira

Especialista

Helio Meneguce Jr.

Especialista

Marçal Campos Filho

Mestre

Marli de Oliveira Costa

Especialista

Tatiane Fagundes

Doutora

Thiarles Cristian Aparecido Tonon

Mestre

Fechar Menu