PSICOLOGIA

Titulação: Bacharel

Duração: 5 Anos    Lançamento: 2022   Período: Noturno 

Autorização: Portaria N.º 767, de 26 de julho de 2022

SOBRE O CURSO

O Curso de Psicologia da FACCREI é desenvolvido a partir dos seguintes eixos:

  1. Fundamentos epistemológicos e históricos.
  2. Fundamentos teórico-metodológicos.
  3. Fenômenos e processos psicológicos.
  4. Procedimentos para a investigação científica e a prática profissional.
  5. Interfaces com campos afins do conhecimento.
  6. Políticas Públicas.
  7. Práticas profissionais.

Estes eixos estruturantes têm por finalidade fortalecer a organização curricular do curso, com intuito inovador na concepção e na perspectiva da formação do profissional de Psicologia, a fim de atender, integrar e articular os diversos contextos deste profissional.

OBJETIVOS

O Curso de Psicologia da Faculdade Cristo Rei objetiva formar Psicólogos voltados para a atuação profissional, aptos a conhecer, analisar, avaliar, decidir e atuar, de forma ética e crítica na atenção à saúde, na comunicação das informações, nas equipes multiprofissionais, sendo empreendedores, líderes e atuando de forma participativa na sociedade.

ATIVIDADES DO CURSO

  • Aula Inaugural e Acolhimento de Estudantes.
  • Seminários.
  • Dia de Campo.
  • Semanas de Extensão.
  • Programa de Iniciação Científica.
  • Programa de Monitoria Acadêmica.
  • Aulas Práticas.
  • Viagens Técnicas.
  • Estágios supervisionados obrigatórios e não-obrigatórios.
  • Mobilidade Acadêmica.
  • Programa de Internacionalização.
  • Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso com defesa pública e/ou publicação do TCC em formato de Artigo Científico em periódico especializado.

VOCÊ SABIA?

Uma pesquisa do Instituto IPSOS aponta que 40% dos brasileiros consideram a saúde mental como um dos problemas que mais afetam o país na atualidade. Dessa forma, há uma procura maior pelos serviços prestados por estes profissionais e em consequência, a profissão vem ganhando destaque e valorização.

Com a aprovação da lei 13.935, que prevê a presença de psicólogos nas escolas, vem ocorrendo uma crescente demanda por profissionais formados em Psicologia.

A formação do psicólogo o habilitará a atuar em diferentes áreas da psicologia, de acordo com a ênfase na qual se inserir. Veja alguns dos campos de atuação, do profissional:

  • Psicologia Escolar/Educacional;
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho;
  • Psicologia de Trânsito;
  • Psicologia Jurídica;
  • Psicologia do Esporte;
  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia Hospitalar;
  • Psicopedagogia;
  • Psicomotricidade;
  • Psicologia Social;
  • Neuropsicologia.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

O egresso do curso de Psicologia que optar pela ênfase em Processos Clínicos e Promoção da Saúde e Bem-Estar deve ser capaz de realizar orientação, aconselhamento psicológico e psicoterapia com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, utilizando as teorias, os recursos e técnicas adequados, reconhecendo o ser humano como agente modificador e promovedor de seu próprio bem estar, e ser um apoiador na formação de hábitos e de atitudes que facilitem a promoção da saúde.

Esta ênfase pretende proporcionar ao estudante, o desenvolvimento e aprimoramento das seguintes competências:

  • Utilizar adequadamente as técnicas e recursos específicos das abordagens;
  • Aplicar de modo eficaz e ético os instrumentos de avaliação psicológica;
  • Acolher a pessoa com suas demandas e singularidades;
  • Proceder a prática terapêutica respeitando a condição e o contexto da pessoa;
  • Evidenciar uma postura responsável e comprometida.

Por sua vez, o egresso que optar pela ênfase em Processos Educativos, de Gestão e de Proteção Social deve ser capaz de atuar no âmbito do trabalho desenvolvendo ações que tenham em vista a saúde mental e a qualidade de vida dos sujeitos envolvidos no contexto produtivo, assim como o pleno desenvolvimento das potencialidades dos trabalhadores à eficácia e eficiência no trabalho e no cuidado consigo mesmo.

Esta ênfase pretende proporcionar ao estudante, o desenvolvimento e aprimoramento das seguintes competências:

  • Atuar apoiado em teorias e técnicas psicológicas identificando problemas que afetam a saúde e qualidade de vida de trabalhadores, bem como os resultados na produção.
  • Perceber e antecipar dificuldades relacionais no contexto laboral, e promover um clima propício para o bom desenvolvimento das relações chefia/subordinado e das relações entre os trabalhadores.
  • Reconhecer, no contexto de trabalho, elementos que causem danos à saúde física e psíquica dos trabalhadores, e elaborar planos de ação que visem à melhoria de tais condições.
  • Planejar, executar e/ou participar de pesquisas visando a construção e a ampliação dos conhecimentos teóricos e aplicados relacionados à compreensão das implicações do trabalho para a saúde mental e subjetividade humana;

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DAYANNE DA SILVA ALVES

Mestre

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